Compartilhe

Compartilhe

Rigidez mental ou rigidez de pensamento é o termo usado para se referir à dificuldade em lidar com a relatividade das coisas.

Não é um traço cognitivo exclusivo do autismo, mas, dentro do espectro, ocorre em todos os “graus” (níveis de autonomia), com manifestações que variam de acordo com habilidades de comunicação, potencial intelectual e presença de comorbidades (principalmente ansiedade e transtorno de humor).

O “pensamento absoluto” (tudo ou nada, oito ou oitenta, preto ou branco), característico da rigidez mental, pode apresentar algumas vantagens: a busca pela “resposta certa” estabelece um padrão de pensamento perseverante, obstinado, focado em precisão e detalhes, qualidade importante em diversas atividades humanas. Por outro lado, a rigidez excessiva pode levar a prejuízos no aprendizado, no comportamento, na autoestima e nas relações interpessoais. Fonte: Raquel Del Monde texto A Rigidez no pensamento do autismo

Veja também...

A comunidade autista no Brasil está profundamente consternada pela morte de Liliane Senhorini, a querida Lili, professora, ativista e mãe de três …

Ei, pessoal! Vamos falar sério por um minuto? Você, adulto, acha que seria eficaz se sua sessão de terapia durasse apenas 20 …

Primeiramente, vamos entender o que é o BPC/LOAS. BPC é a sigla do Benefício de Prestação Continuada, um benefício assistencial pago pelo …

plugins premium WordPress