20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Robô e o sono das crianças

Compartilhe

O projeto de um robô criado para auxiliar o sono de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi desenvolvido por cinco jovens estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Católica Imaculada Conceição (FICR).

“As crianças com TEA podem ter problemas com o sono, como a paralisia do sono. E elas precisam manter rotinas. A gente pensou num projeto que envolvesse hardware e software. Então temos a ideia de um robô que emite sons calmantes e luzes que podem ser personalizados para cada criança, gerando um ambiente acolhedor para ela, e ele recolhe dados sobre o sono. Além disso, o projeto prevê um aplicativo com uma parte de gamificação para a pessoa interagir diariamente”, explica a estudante Izadora Andrade, uma das integrantes do grupo.

A adaptação do Fantaso & Hipnos para as diferentes demandas de cada criança se dá por meio do treinamento de uma Inteligência Artificial (IA), conforme detalha o responsável pelo projeto, Vitor Câmara.

“Planejamos treinar previamente uma IA para gerenciar as diferenças entre os perfis de cada criança e auxiliar os pais e responsáveis com configurações pré-definidas, porém com opção para personalização. Então, quanto mais tempo o usuário utiliza a aplicação, mais a IA aprende sobre os comportamentos e, consequentemente, aumentam as chances de acerto e aceitação do usuário”, explicou.

Escolha do público

A escolha de desenvolver um projeto para crianças com TEA partiu do tema do semestre passado: Saúde Mental e Bem Estar. O grupo, que também conta com a participação das alunas Amanda Oliveira e Yasmim Patriota, chegou ao consenso sobre o público infantil. Uma das estudantes, a Maria Eduarda, sugeriu delimitar para o TEA, e após se aprofundarem nas pesquisas, encontraram diversos artigos científicos que citavam os distúrbios de sono.

O grupo está focado agora no desenvolvimento de um protótipo e a meta é finalizar até o começo de dezembro. “Caso a entrega final desse período sair como esperado, iremos evoluir a ideia e desenvolver um produto final”, comenta Vitor.

Um dos grandes incentivos para que o projeto Fantaso & Hipnos possa ser concluído, foi o prêmio de primeiro lugar da 5ª edição do Festival Rec’n’Play, promovido pela prefeitura de Recife em parceria com o Porto Digital.”Após o prêmio, muitas coisas foram facilitadas para nossa equipe, mostrando que a premiação traz algo mais importante que o dinheiro, traz visibilidade, reconhecimento e investimento”, disse o estudante.

Fonte: JC (https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2023/11/15637339-universitarios-do-recife-criam-robo-para-auxiliar-sono-de-criancas-com-autismo.html)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress