20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Mãe e filho autista (de 5 anos) nível três de suporte, não verbal. A relação entre os dois é excelente. A criança é carinhosa e adora a mãe. No entanto, sempre que a mãe o busca na escola antes de o sinal bater, seu filho chora e a empurra para que vá embora da sala. Por que isso acontece?

A reação mais comum em crianças sem autismo quando veem os pais entrar na sala seria a de feliz surpresa. Porém, nem sempre é o que acontece com os pais e mães que precisam recolher os filhos da escola antes de o sinal bater.

Para muitos (não todos) autistas sem a compreensão do que está por acontecer, o susto de ver a mãe ou pai antes da hora (o sinal não bateu, as outras crianças não se levantaram da carteira, a professora não abriu a porta) pode ser uma invasão mais forte que a alegria de ver a mãe entrando:
“Não está certo. Não é hora. Vai embora” é o que, talvez, a criança quisesse dizer. Mas a comunicação se dá através do choro e da vontade de “consertar” a rotina, empurrando a mãe para fora da sala.

O QUE FAZER
Antecipe para a criança que irá buscá-la no horário combinado através de imagens: escola, relógio marcando o ponteiro de X horas, mamãe batendo na porta da sala, criança saindo com a mamãe, no transporte (carro, ônibus) até o local ao que vão se deslocar.
Peça à professora para reforçar o esquema daquele dia em que ele sairá cedo – usando as mesmas imagens. Essa antecipação traz previsibilidade e mais facilidade de aceitar a exceção de sair da escola antes do horário.

Nota: sempre que possível, flexibilize essa rigidez de comportamento da criança, deixando um ou outro item da rotina de fora. A experiência ajuda na compreensão/flexibilização.
Se a criança é muito rígida, use poucas palavras e mais imagens. À medida que ela aceita a mudança, use mais palavras. Não desista.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress