20/06 | 2 anos de Coletivamente

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Mãe e filho autista (de 5 anos) nível três de suporte, não verbal. A relação entre os dois é excelente. A criança é carinhosa e adora a mãe. No entanto, sempre que a mãe o busca na escola antes de o sinal bater, seu filho chora e a empurra para que vá embora da sala. Por que isso acontece?

A reação mais comum em crianças sem autismo quando veem os pais entrar na sala seria a de feliz surpresa. Porém, nem sempre é o que acontece com os pais e mães que precisam recolher os filhos da escola antes de o sinal bater.

Para muitos (não todos) autistas sem a compreensão do que está por acontecer, o susto de ver a mãe ou pai antes da hora (o sinal não bateu, as outras crianças não se levantaram da carteira, a professora não abriu a porta) pode ser uma invasão mais forte que a alegria de ver a mãe entrando:
“Não está certo. Não é hora. Vai embora” é o que, talvez, a criança quisesse dizer. Mas a comunicação se dá através do choro e da vontade de “consertar” a rotina, empurrando a mãe para fora da sala.

O QUE FAZER
Antecipe para a criança que irá buscá-la no horário combinado através de imagens: escola, relógio marcando o ponteiro de X horas, mamãe batendo na porta da sala, criança saindo com a mamãe, no transporte (carro, ônibus) até o local ao que vão se deslocar.
Peça à professora para reforçar o esquema daquele dia em que ele sairá cedo – usando as mesmas imagens. Essa antecipação traz previsibilidade e mais facilidade de aceitar a exceção de sair da escola antes do horário.

Nota: sempre que possível, flexibilize essa rigidez de comportamento da criança, deixando um ou outro item da rotina de fora. A experiência ajuda na compreensão/flexibilização.
Se a criança é muito rígida, use poucas palavras e mais imagens. À medida que ela aceita a mudança, use mais palavras. Não desista.

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