No dia mundial de conscientização do autismo, comemorado no último dia 2, foi celebrado pelo Governo de São Paulo com a inauguração da sala de acomodação sensorial (SAS) para pessoas autistas e neurodivergentes na estação Santa Cruz – Linha 5 – Lilás do metrô paulistano, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a ViaMobilidade.
Projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur @arqta_ana_paula_chacur, nossa colaboradora, e especialmente desenvolvida para acolher passageiros durante crises sensoriais, a sala possui isolamento acústico, controle ajustável de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, oferecendo um ambiente confortável e seguro para regulação sensorial.
“A SAS, assim como outras políticas públicas que garantam a acessibilidade sensorial às pessoas autistas, tem sido um trabalho que, como arquiteta e ativista pela causa, pelo qual tenho me dedicado a tirar do papel há anos. Portanto, esta é uma realização para celebrarmos nesse dia 2 de abril. Afinal, como dizia Nelson Mandela ‘Tudo parece impossível, até que seja feito’”, citou Chacur, que também é mãe de autista e se dedica ao estudo da acessibilidade arquitetônica, principalmente com foco em autistas e pessoas com outras neurodivergências.