20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O problema da maior parte dos autistas não é o autismo, mas as condições coexistentes que costumam aparecer junto com o TEA.

Quando o autismo vem acompanhado de outras deficiências, ou transtornos, ou até algumas doenças, aí sim, fica bem mais complicado.

Pense em Autismo e TOD, Autismo e Td(h)a, Autismo e Epilepsia, Autismo e TOC, Autismo e Gilles de la Tourette, Autismo e Bipolaridade, e várias combinações de condições que tornam as terapias com finalidade a melhorar/estimular a comunicação, a interação social e o comportamento em geral, uma missão bem difícil, já que autista tem a própria combinação de condições.

Quando é mais que autismo, o desenvolvimento é mais desafiador.

Para tratar o autismo, é preciso ser avaliado até que ponto o TEA é a condição que traz mais problemas, ou são as outras.

É preciso se estudar mais sobre o autismo SEM condições coexistentes. Autistas que só têm autismo, sem outro diagnóstico adicional, em geral, são os que passam despercebidos na escola, trabalho e relações, às vezes, até na família. Quando não existe um comprometimento maior, geralmente os obstáculos do dia a dia são driblados de alguma forma.

Comorbidades


O TEA é (injustamente) temido e “acusado” de ser responsável por muita coisa que não pertence a ele.

O autismo não é o bicho-papão. Geralmente o que atrapalha o desenvolvimento, ou o progresso nas terapias, são as comorbidades. O que é preocupante são as comorbidades não terem a importância que o autismo tem.
Faltam mais literatura e estudos sobre o tema.

Insistam no diagnóstico minucioso de seus filhos. É só autismo? Existem outras condições? Qual a mais desafiadora? Pode ser que o tratamento da comorbidade precise de mais atenção do que o do autismo em algum momento.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress