20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Ajuda voltada à aprendizagem

Compartilhe

O Senado aprovou ontem um projeto de lei (PL) que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce a alunos da educação básica diagnosticados com dislexia, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. O projeto agora segue para a sanção presidencial.

O projeto original, de 2008, saiu do Senado e passou pela Câmara, onde sofreu alterações. Dentre elas, ampliando o escopo da lei para todo os transtornos de aprendizagem, e não apenas dislexia e TDAH. A ampliação foi acatada pelo Senado no texto final.

O tratamento previsto no texto engloba a identificação precoce do transtorno, o encaminhamento do educando para diagnóstico, o apoio educacional na rede de ensino e o tratamento terapêutico especializado na rede de saúde.

O projeto prevê ainda que os sistemas de ensino deveriam garantir aos professores da educação básica a capacitação para identificar os primeiros sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou ao TDAH, bem como o atendimento educacional dos estudantes.

O relatório do senador Flávio Arns (Podemos-PR) traz estimativas da Associação Americana de Psiquiatria e, de acordo com a entidade, de 5% a 15% em idade escolar têm dificuldade de aprendizagem devido a algum transtorno.

Veja também...

Constituída em sua imensa maioria por mulheres, a plateia do Meeting 2025 da Academia do Autismo, que acontece em Búzios, tem representantes …

Em sua palestra no dia de abertura do Meeting 2025 da Academia do Autismo, Laura Mansur, professora e especialista em desenvolvimento infantil/TEA …

O primeiro dia do Meeting 2025 da Academia do Autismo, em Búzios, foi marcado por palestras de alguns dos maiores nomes do …

plugins premium WordPress