20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

A banda britânica Coldplay está de volta ao Brasil, seis meses depois de fazer uma apresentação histórica no Rock in Rio. O show em São Paulo foi uma oportunidade única para um garoto chamado Murilo. Mais do que ver e ouvir seus ídolos, ele precisava guardar essas lembranças, muito bem guardadas, como quem protege um tesouro.

Todo mundo tem um jeito diferente, e uma diferença de pessoas com autismo está na forma de interagir. A comunicação dele sempre passou pela música.

“Ele foi formar frases perto de 9 anos. Mas desde 1 ano ele já cantava”, conta Fernanda Leal, mãe do Murilo.

O gosto musical evoluiu até o Coldplay. A grande aventura do Murilo começou quando o pai mostrou um clipe para ele. O menino de poucas palavras decorou rápido cada verso da banda inglesa.

O Coldplay mostrou para o Murilo que ninguém cabe num rótulo só. A banda faz questão de que a música seja maior do que o som: se apresenta com a língua de sinais e oferece uma veste para que pessoas com dificuldade auditiva possam sentir a vibração da bateria, além de ter ações para pessoas cegas.

Síndrome rara

“A gente não quer que o público pense: ‘Que banda incrível!’. A gente quer que a pessoa pense que ela é incrível. O show é pra mostrar que todo mundo é especial” explica o vocalista Cris Martin. Murilo está perdendo a visão por causa de uma síndrome rara, chamada Bardet-boedl.

“No momento que o médico falou, não, não tenho que… Não, ainda não existe tratamento, ainda não existe a cura, ainda não existe um remédio que freia essa doença, né? Então, isso pra gente foi avassalador”, conta Fernanda, mãe do Murilo.

Após o diagnóstico, a família decidiu se apressar pra criar memórias visuais para o Murilo. Todos se convenceram de que Murilo tinha, sim, que ir num show do Coldplay e, depois de uma mobilização, eles conseguiram ganhar os ingressos.

Fonte: Fantástico (https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/03/19/menino-com-autismo-realiza-o-sonho-de-assistir-ao-show-do-coldplay-antes-de-perder-a-visao.ghtml)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress