20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Superficialidade no aprendizado

Compartilhe

O aumento de diagnósticos de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) gerou uma onda de autodiagnósticos entre brasileiros, muitas vezes confundindo dificuldades cotidianas, como a falta de atenção em leituras, com uma condição clínica. Contudo, o Brasil enfrenta um grave problema de analfabetismo funcional, afetando quase 30% da população entre 15 e 64 anos. Esse fenômeno reflete falhas no sistema educacional, não uma doença.

Embora o TDAH seja um transtorno real, diagnosticado por profissionais, a banalização do termo tem servido como justificativa para a falta de interesse na leitura e formação intelectual. A cultura da imediaticidade, alimentada pelo uso excessivo de redes sociais, compromete ainda mais a capacidade de concentração e interpretação, confundindo falhas educacionais com distúrbios neurológicos.

Para combater o analfabetismo funcional, é essencial que o Brasil se concentre em fortalecer a educação e parar de buscar desculpas rápidas em diagnósticos médicos. O desafio está em responsabilizar-se pela própria formação e promover um esforço coletivo para combater a superficialidade no aprendizado.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress