20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

TDAH e a vida profissional

Compartilhe

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que geralmente aparece na infância, acompanhando o indivíduo durante toda a sua vida. No entanto, o diagnóstico pode acontecer tardiamente, tornando o indivíduo em um adulto desatento, inquieto e impulsivo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população adulta mundial sofre com o TDAH. Desse modo, no Brasil, o transtorno atinge 2 milhões de pessoas adultas.

O TDAH pode ser um desafio no ambiente de trabalho: o profissional pode passar por situações complicadas, isto é, instabilidade emocional, atrasos, dificuldade para manter o autocontrole e baixa produtividade. No entanto, com o tratamento correto, o colaborador consegue manter um bom desempenho.

O que é TDAH?

Como já diz o nome, o TDAH é um transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. A doença é caracterizada pela dificuldade de manter o foco e crises de hiperatividade, isto é, agitação motora enquanto realiza uma atividade.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM.IV) classifica o transtorno em três tipos: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; TDAH de sintomas de hiperatividade/impulsividade e TDAH combinado.

Aumentam chances de erros

Por conta da desatenção e da ansiedade, as chances de cometer erros aumentam, prejudicando o potencial do colaborador. Por isso, a produtividade torna-se um desafio para compromissos que possuem prazos, como é o caso de relatórios e pesquisas.

Outra característica é a dificuldade de manter o foco durante muito tempo. O profissional com TDAH não consegue ficar sentado por muito tempo e sofre com compromissos longos. Por isso, os lapsos de memória e a desorganização também afetam o desempenho profissional.

Lidando com o transtorno

Não é fácil se relacionar com uma pessoa com o transtorno, mas é possível adaptar-se à realidade para que o processo seja fácil, trazendo resultados esperados. O primeiro passo é entender o transtorno e saber como ele se manifesta. Em seguida, divida as etapas para que o empregado realize bem as tarefas, alcançando o sucesso esperado.

Para diminuir os esquecimentos, é indicado que o time colabore com anotações ou grave orientações para a conclusão das tarefas. É importante também que a empresa se adapte com o transtorno, diminuindo o tempo de treinamentos, eventos e reuniões, deixando-os mais curtos e objetivos.

Como é o tratamento

O tratamento varia de acordo com o grau e comorbidades. Ele pode ser feito com medicamentos que auxiliam na diminuição dos sintomas ou terapia cognitivo-comportamental.

Fonte: Site O Amarelinho: https://noticias.oamarelinho.com.br/empregos/comportamento/8737-tdah/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress