Evidencia-se por dificuldades cognitivas e funcionais em diversas domínios, sendo bem documentados os prejuízos nas funções executivas, incluindo memória de trabalho e velocidade de processamento, além de prejuízos na organização e manutenção da atenção e no próprio desempenho acadêmico.
As dificuldades executivas podem comprometer a habilidade desses indivíduos no gerenciamento de emoções e comportamentos, apesar da capacidade intelectual. Outras dificuldades associadas incluem pobres habilidades sociais, com problemas persistentes nas interações, além de prejuízo em sua autoestima e seu autoconceito. (Antshel, 2008; Mullet & Rinn, 2015).
Desempenho Escolar
Significativas dificuldades de atenção;
Dificuldades de autorregulação;
Prejuízos nas habilidades motoras finas;
Em muitos casos, baixo desempenho acadêmico ou desempenho acadêmico inconstante;
Interessantes por conhecimentos não acadêmicos
TDAH e AHSD
Alto nível de atividade (TDAH) X desenvolvimento assíncrono (AHSD)
Desatenção (TDAH) x tédio em ambientes pouco estimulantes (AHSD)
Impulsividade (TDAH) × superexcitabilidade (AHSD)
(Muller & Rinn, 2015)
Algumas estratégias escolares para essa dupla condição:
Uso de mapas mentais e organizações visuais;
Recursos tecnológicos e informática;
Quebra de tarefas em etapas mais simples e diretas;
Utilização das forças e interesses do estudante para o alcance de metas de aprendizagem;
Envolvimento prático e participação ativa na escolha da tarefa de aprendizagem;
Organização do tempo à execução de tarefas.
Referência: Dupla Excepcionalidade: Altas Habilidades/Superdotação nos Transtornos neuropsiquiátricos e deficiências/organização Rauni Jandré Roama – Alves, Tatiana de Cássia Nakano. 1. Ed. São Paulo: Vetor, 2021.