20/06 | 2 anos de Coletivamente

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Evidencia-se por dificuldades cognitivas e funcionais em diversas domínios, sendo bem documentados os prejuízos nas funções executivas, incluindo memória de trabalho e velocidade de processamento, além de prejuízos na organização e manutenção da atenção e no próprio desempenho acadêmico.

As dificuldades executivas podem comprometer a habilidade desses indivíduos no gerenciamento de emoções e comportamentos, apesar da capacidade intelectual. Outras dificuldades associadas incluem pobres habilidades sociais, com problemas persistentes nas interações, além de prejuízo em sua autoestima e seu autoconceito. (Antshel, 2008; Mullet & Rinn, 2015).

Desempenho Escolar

Significativas dificuldades de atenção;

Dificuldades de autorregulação;

Prejuízos nas habilidades motoras finas;

Em muitos casos, baixo desempenho acadêmico ou desempenho acadêmico inconstante;

Interessantes por conhecimentos não acadêmicos

TDAH e AHSD

Alto nível de atividade (TDAH) X desenvolvimento assíncrono (AHSD)

Desatenção (TDAH) x tédio em ambientes pouco estimulantes (AHSD)

Impulsividade (TDAH) × superexcitabilidade (AHSD)

(Muller & Rinn, 2015)

Algumas estratégias escolares para essa dupla condição:

Uso de mapas mentais e organizações visuais;

Recursos tecnológicos e informática;

Quebra de tarefas em etapas mais simples e diretas;

Utilização das forças e interesses do estudante para o alcance de metas de aprendizagem;

Envolvimento prático e participação ativa na escolha da tarefa de aprendizagem;

Organização do tempo à execução de tarefas.

Referência: Dupla Excepcionalidade: Altas Habilidades/Superdotação nos Transtornos neuropsiquiátricos e deficiências/organização Rauni Jandré Roama – Alves, Tatiana de Cássia Nakano. 1. Ed. São Paulo: Vetor, 2021.

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