Compartilhe

Entender para ir além

Compartilhe

É importante entender que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vai além da distração momentânea; este transtorno pode também estar ligado a sérios problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e até mesmo o risco aumentado de suicídio.

Dados indicam que pessoas com TDAH têm uma probabilidade significativamente maior de desenvolver transtornos de ansiedade e Síndrome de Burnout, esse esgotamento mental que pode ser até mesmo mais grave do que o físico, pois pode causar danos tanto corporais como emocionais e já atinge 32% da população brasileira.

Além disso, indivíduos com TDAH enfrentam um risco elevado de depressão, muitas vezes desencadeada pelas dificuldades acadêmicas, no trabalho e sociais associadas ao distúrbio. O risco de suicídio também é uma preocupação séria entre aqueles com TDAH. Estudos revelam que adolescentes e adultos com TDAH têm uma probabilidade três vezes maior de tentar o suicídio do que aqueles sem o transtorno.

“Essas estatísticas sublinham a importância crucial de oferecer apoio adequado a indivíduos com TDAH, especialmente durante sua transição para a idade adulta, quando as pressões sociais, acadêmicas e profissionais podem se intensificar. O impacto do TDAH na autoestima do adulto é muito grande. A pessoa com TDAH, até descobrir, ser diagnosticada e tratada, passa por uma somatória de experiências de vida em que se sente incompetente, incapaz e, por isso, procrastina muito. Tem ainda uma percepção de um humor depressivo, de que não vai adiantar, de que não dá conta, e isso exacerba a ansiedade. Ela fica preocupada em como é que vai resolver os problemas e os desafios, o que acaba gerando essa percepção de uma baixa autoestima”, comentou o psicólogo Márcio Merçoni, que tem TDAH e é especialista nessa área.

Ele alerta que é vital aumentar a conscientização não apenas sobre o TDAH em si, mas também sobre as complexidades e desafios mentais que frequentemente o acompanham. “Para aqueles que vivem com esse transtorno, é essencial buscar ajuda e apoio adequados, conhecendo bem os sintomas e os tratamentos de TDAH. Para amigos e familiares, é fundamental oferecer compreensão e paciência, promovendo ambientes de apoio e aceitação”.

Saúde financeira de quem tem TDAH

O psicólogo Márcio Merçoni ressalta ainda a questão da saúde financeira. Segundo ele, adultos com TDAH muitas vezes se veem em situações financeiras complicadas. “É comum o endividamento, porque não consegue ter uma saúde financeira saudável já que tem comportamentos impulsivos, ou seja, compram por impulsividade. Então, isso faz com que estejam sempre desorganizados financeiramente”.

Dicas para lidar com TDAH em adultos

Educação: entender o TDAH é o primeiro passo. Conhecimento ajuda a desmistificar o transtorno e promove a aceitação.

Apoio profissional: psicólogos especializados em TDAH podem oferecer estratégias eficazes de gerenciamento dos sintomas e dos prejuízos percebidos.

Suporte social: construir uma rede de apoio com amigos e familiares é fundamental. A compreensão do círculo social ajuda a criar um ambiente seguro para o autocuidado.

Estilo de vida saudável: dieta equilibrada, exercícios regulares e sono/descanso adequados podem ajudar a reduzir sintomas do TDAH.

Terapia cognitivo-comportamental: técnicas dessa terapia podem ser eficazes para uma rotina mais organizada e produtiva.

O mês internacional de conscientização sobre o TDAH é uma oportunidade para amplificar as vozes em prol da compreensão, aceitação e apoio às pessoas com TDAH, quebrando estigmas, oferecendo ajuda e promovendo um ambiente de compaixão, ajudando aqueles que vivem com TDAH a ter uma vida mais realizada e aumentar a sua autoconfiança e autoestima.

FONTE: https://eshoje.com.br/2023/10/tdah-transtorno-pode-desencadear-ansiedade-e-depressao/

Veja também...

A arte, em sua essência vibrante e transformadora, espelha a própria natureza humana. Flexível, mutável e repleta de surpresas, ela reflete a …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

A Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo, deferiu liminares para que a Amil não cancele contratos de plano de …

plugins premium WordPress