20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Confira a nova série da Netflix

Compartilhe

Pensar a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é algo que, sem dúvida, ainda é novidade e desafiante. Isso porque, para muitos, é um assunto desconhecido e, para outros, uma luta diária. A série da Netflix ‘Uma Advogada Extraordinária’, lançada em 2022, retrata a vida de uma jovem sul-coreana chamada Woo Young Woo, que tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo.

Inicialmente, podemos refletir sobre a origem da personagem, visto que pouco se fala sobre o transtorno em países como a Coreia do Sul. Logo, podemos enfatizar, também, o modo como a personagem se apresenta e se percebe enquanto ser humano. Pois, ao falar de si para os outros, ela se apresenta como uma pessoa que possui o transtorno e, embora receba críticas com relação ao seu diagnóstico, sempre devolve com respostas diretas, educadas e que geram constrangimento ao ouvinte.

Na série, Woo Young Woo é a primeira advogada autista da Coreia do Sul. Possui boa memória para as leis do direito penal, possui estereotipias, ecolalia e hipersensibilidade auditiva e sensorial. É possível perceber, também, que a mesma é literal na compreensão das falas das pessoas. Essas características são apresentadas no decorrer dos episódios e, como a própria personagem enfatiza na série, cada pessoa, que possui o espectro, apresenta características comportamentais singulares. Sendo assim, é importante observar que nem todos terão as mesmas características da personagem.

É possível perceber que Woo Young Woo gosta de baleias, e esse é um recurso utilizado pela mesma para a resolução de seus problemas. Aliás, os problemas mostrados trazem uma crítica real a respeito do dia a dia enfrentado pelas pessoas que se encontram no espectro, bem como pelas suas famílias. Desde o início podemos observar e entender as lutas diárias do seu pai, que, ao longo da série, orienta a personagem com base em suas próprias experiências.

Em suma, a série apresenta questões muito semelhantes à realidade daqueles que convivem com pessoas com o transtorno e desperta o interesse do telespectador por ser de fácil compreensão na linguagem e no enredo.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress