20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Confira a nova série da Netflix

Compartilhe

Pensar a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é algo que, sem dúvida, ainda é novidade e desafiante. Isso porque, para muitos, é um assunto desconhecido e, para outros, uma luta diária. A série da Netflix ‘Uma Advogada Extraordinária’, lançada em 2022, retrata a vida de uma jovem sul-coreana chamada Woo Young Woo, que tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo.

Inicialmente, podemos refletir sobre a origem da personagem, visto que pouco se fala sobre o transtorno em países como a Coreia do Sul. Logo, podemos enfatizar, também, o modo como a personagem se apresenta e se percebe enquanto ser humano. Pois, ao falar de si para os outros, ela se apresenta como uma pessoa que possui o transtorno e, embora receba críticas com relação ao seu diagnóstico, sempre devolve com respostas diretas, educadas e que geram constrangimento ao ouvinte.

Na série, Woo Young Woo é a primeira advogada autista da Coreia do Sul. Possui boa memória para as leis do direito penal, possui estereotipias, ecolalia e hipersensibilidade auditiva e sensorial. É possível perceber, também, que a mesma é literal na compreensão das falas das pessoas. Essas características são apresentadas no decorrer dos episódios e, como a própria personagem enfatiza na série, cada pessoa, que possui o espectro, apresenta características comportamentais singulares. Sendo assim, é importante observar que nem todos terão as mesmas características da personagem.

É possível perceber que Woo Young Woo gosta de baleias, e esse é um recurso utilizado pela mesma para a resolução de seus problemas. Aliás, os problemas mostrados trazem uma crítica real a respeito do dia a dia enfrentado pelas pessoas que se encontram no espectro, bem como pelas suas famílias. Desde o início podemos observar e entender as lutas diárias do seu pai, que, ao longo da série, orienta a personagem com base em suas próprias experiências.

Em suma, a série apresenta questões muito semelhantes à realidade daqueles que convivem com pessoas com o transtorno e desperta o interesse do telespectador por ser de fácil compreensão na linguagem e no enredo.

Veja também...

O Brasil conta atualmente com cerca de dois milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para muitas dessas pessoas, …

O Governo do Tocantins sancionou a Lei 4.461, que institui a Política Estadual de Acompanhamento Pré-Natal e Pós-Parto para gestantes com Transtorno …

Como terapeutas, sabemos que criar um ambiente leve e acolhedor é fundamental para o desenvolvimento da criança. Mas você sabia que podemos …

plugins premium WordPress