A Emirates iniciou uma jornada inspiradora para se tornar oficialmente a primeira companhia aérea do mundo certificada para passageiros com autismo (Autism Certified Airline™), convidando viajantes com autismo e sensibilidades sensoriais a experimentar os serviços e a hospitalidade personalizada da Emirates, que tornam a viagem mais acessível para todos.
A designação, concedida pela primeira vez, será formalmente entregue pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES) nos próximos meses, quando mais de 30 mil membros da tripulação de cabine e equipe de serviço em terra da Emirates concluírem o treinamento inicial. A Emirates também planeja lançar novos padrões e serviços que vão melhorar a experiência de viagem em terra e nos céus para passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias e acompanhantes, que devem ser anunciados no final do ano.
Para muitas pessoas com TEA em todo o mundo, as viagens aéreas internacionais são uma experiência desafiadora, ou algo a ser evitado devido ao alto nível de estímulos sensoriais que podem estar envolvidos. Uma pesquisa no AutismTravel.com mostra que 78% das famílias hesitam em viajar ou visitar novos locais, e que 94% dos entrevistados viajariam se tivessem acesso a lugares onde a equipe fosse treinada e certificada para autismo. Como parte da missão da Emirates de tornar as viagens mais inclusivas e acessíveis para todos, este passo significativo também faz parte da ambição de Dubai de se tornar o destino mais acessível do mundo.
O que é a designação ACA?
Motivada pelo seu compromisso de criar uma experiência de viagem acolhedora para todos os clientes, incluindo pessoas com autismo e sensibilidades sensoriais, a Emirates trabalhou com o IBCCES, uma organização líder em treinamento e certificação de autismo e neurodiversidade, para realizar avaliações e auditorias abrangentes em suas instalações.
Como parte de um vasto trabalho de pesquisa, o IBCCES entrevistou mais de 14 mil pessoas com uma variedade de deficiências, incluindo pessoas com autismo e sensibilidades sensoriais, além de suas famílias e cuidadores. Os dados das inúmeras entrevistas, de uma pesquisa do setor realizada pela Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) e dos feedbacks de 1.200 profissionais do setor ajudaram a desenvolver padrões mais benéficos para passageiros e funcionários da companhia aérea. Além dos feedbacks coletados, os especialistas do IBCCES também realizaram várias auditorias de voos da Emirates em rotas curtas e longas.
Os dados detalhados garantiram a contribuição de grupos importantes, incluindo as experiências de pessoas com autismo, líderes globais, profissionais do setor e especialistas em saúde, e foram combinados para criar novos padrões do setor para passageiros com autismo e sensibilidades sensoriais durante as viagens aéreas.
Usando uma abordagem baseada em dados, a Emirates e o IBCCES fizeram uma parceria para gerar um novo modelo para atender aos passageiros com requisitos de acessibilidade, abrangendo toda a jornada – de serviços em terra a serviços de bordo. Com isso, a Emirates será a pioneira na implementação desses novos padrões na aviação. O processo de certificação completo inclui garantir que pelo menos 80% da equipe em contato com o cliente conclua o treinamento, além do compromisso de realizar treinamentos e melhorias de forma contínua.
Como parte da designação, a equipe de serviços em terra e a tripulação de cabine da Emirates vão realizar um novo treinamento com foco em autismo e consciência sensorial que vai fornecer aos profissionais o conhecimento e as habilidades para atender às necessidades dos viajantes com autismo e sensibilidades sensoriais e de suas famílias.
No treinamento, as equipes da Emirates aprendem sobre o espectro do autismo, conceitos incorretos, desafios enfrentados, as inúmeras maneiras de ajudar os clientes dependendo de suas necessidades individuais e possíveis estímulos e gatilhos dos quais a equipe deve estar ciente. O novo treinamento reforça as bases estabelecidas pelo treinamento “Introdução ao Autismo e Deficiências Ocultas” da Emirates, fornecido a 23 mil funcionários em 2023.
Ao longo de 2025 e posteriormente, a Emirates apresentará novos padrões e serviços para clientes com autismo e condições sensoriais que vão garantir viagens mais agradáveis e acessíveis. Um desses serviços é a introdução de “guias sensoriais”, que são recursos digitais desenvolvidos após a auditoria realizada pelo IBCCES com a colaboração da Emirates para ajudar os viajantes a tomar decisões sobre os vários ambientes encontrados e planejar o que atende às suas necessidades e preferências.
Os guias foram criados por meio da realização de avaliações abrangentes das instalações em Dubai e da experiência de voo, medindo os níveis sensoriais em áreas públicas, como níveis de som, iluminação e possíveis vistas e cheiros. Outra medida que deve ser implementada em 2025 é a introdução de produtos sensoriais para clientes neurodivergentes em voos da Emirates – brinquedos do tipo fidget toys ou acessórios sensoriais que podem incentivar o foco, ajudar a reduzir o comportamento autoestimulatório e aliviar o estresse.
Em abril de 2024, a Emirates obteve a designação de Certified Autism Center™ para todas as quatro unidades de check-in em Dubai, incluindo seu hub dedicado no Terminal 3 do aeroporto internacional de Dubai (DXB). Em dezembro de 2023, o aeroporto de Dubai foi reconhecido como o primeiro aeroporto internacional a receber a designação de Certified Autism Center™.
Como parte da iniciativa de promover viagens acessíveis, o novo programa de treinamento da Emirates, bem como os novos padrões e protocolos que serão implementados em etapas em 2025 e posteriormente, permitirão que clientes neurodivergentes voem com mais conforto.
Essas conquistas estão alinhadas ao objetivo do Departamento de Economia e Turismo (DET) de Dubai de tornar a cidade o primeiro destino certificado para pessoas com autismo (Certified Autism Destination™ – CAD) do Hemisfério Oriental. Ao trabalharem juntos, a Emirates, o Departamento de Economia e Turismo, a Dubai Airports, a Diretoria Geral de Residência e Relações Exteriores, a Polícia de Dubai e a Alfândega de Dubai estão promovendo avanços significativos em viagens inclusivas e acessíveis.
FONTE: https://www.turismo-sa.com/turismoemercado/8234/emirates-e-a-primeira-companhia-aerea-do-mundo-a-buscar-certificacao-para-passageiros-com-autismo