Graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), com especialização em jornalismo e segmentação editorial pela mesma instituição, Francisco Paiva Jr. passou a atuar no campo do autismo a partir do diagnóstico do filho. É um dos fundadores da Revista Autismo e atual CEO da Tismoo. Em entrevista ao podcast Espectros, lançada no domingo passado, Paiva, colaborador do Coletivamente, abordou sua trajetória e percepção sobre temas relacionados ao autismo.
Francisco nasceu em Atibaia e cresceu em cidades do interior paulista, vivendo uma infância em escolas públicas e desenvolvendo desde cedo uma curiosidade intensa por tecnologia. Ainda adolescente, mudou-se sozinho para Jundiaí para trabalhar como programador, aprendendo linguagens de forma autodidata, em uma época anterior à popularização da internet, até que decidiu trabalhar com jornalismo.
O ponto de virada mais significativo de sua vida ocorreu em 2009, com a suspeita e o posterior diagnóstico de autismo de seu filho, em uma época de poucas informações sobre o autismo. Dessa lacuna informacional nasceu o livro “Autismo: não espere, aja logo”, escrito com o objetivo de orientar famílias e incentivar a intervenção precoce. Paralelamente, surgiu a ideia de criar a Revista Autismo, uma publicação gratuita com compromisso social, pensada para alcançar pessoas sem acesso pleno à internet, combinando versões impressa e digital desde o início.
Durante a entrevista, Francisco falou sobre as diferentes ideias na comunidade do autismo e como elas se coexistiam mesmo nos primórdios da internet. “Hoje a gente tem uma diferença muito grande das crenças, dos tipos de iniciativa que cada um acredita que seja o melhor para o seu filho, fora o fato de que cada pessoa é impactada pelo autismo de uma maneira muito única, além da pessoa ser uma pessoa única, o autismo também é único naquela pessoa. Era um caos, mas ao mesmo tempo era muito genuíno”, contou.
O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.
FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/francisco-paiva-jr-cada-pessoa-e-unica-e-o-autismo-tambem-e-unico/