20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O autismo é identificado, internacionalmente, por um quebra-cabeça (puzzle). Muitos autistas não gostam dessa definição, pois não concordam com ela. É justo.

Por outro lado, faz sentido para os neurotípicos. Não compreendem o autismo de todo e, quando acham que entendem, vem outro desafio (outra peça do quebra-cabeça).

Neurotipicos supõem que, quando todas as peças se encaixarem, terão desvelado o mistério do autismo.

O mundo neurotípico quer saber tudo, e acha que sabe muito. Só que: quem sabe, mesmo, sabe que nada sabe.
Quem sabe, não afirma; pergunta e questiona, sempre. Ouve, reflete e mantém uma opinião ou tem a humildade de mudá-la. Ainda assim, nunca vai ter certeza.

NEUROTÍPICOS SÃO OS QUEBRA-CABEÇAS DOS AUTISTAS

Muitos autistas estão em um mundo onde a maior parte da população é neurotipica, ou seja, de pessoas e ações que mudam constantemente. Pessoas imprevisíveis, cheias de Teoria da Mente – supondo, pressupondo, julgando, achando o que, por vezes, não é.

Quando autistas aprendem a lidar, a coisa muda, mexendo com a rotina lógica daquilo que o a pessoa autista estava acostumada a ver, fazer ou a usar:

– Um site repaginado;
– Os updates de redes sociais;
– Migrações de contas bancárias;
– Mudanças com a finalidade de melhorar o que o indivíduo autista pensa que piorou.

Novidades da sociedade moderna são um caos para muitos autistas.

Autismo é um quebra-cabeças para quem não o entende. Mas a neurotipia é um campo minado. Cada passo do autista deve ser bem colocado para que a “bomba” não exploda, repentinamente.

Quem é o quebra-cabeça de quem?…

Quem está disposto a completar o seu quebra-cabeça?

Quem pratica a neurodiversidade é a pessoa autista e a não autista que segue montando o jogo até que a última peça se encaixe.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress