20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Vamos abraçar o conhecimento

Compartilhe

Às vezes, a confusão no debate sobre educação baseada em evidências é tão grande que algumas reflexões preliminares são necessárias. Muitas pessoas acreditam que o curso da ciência de sempre avançar mais e mais e superar visões passadas constitui um desrespeito aos que ficaram para trás, sem a contextualização histórica de suas contribuições!

#Repost@institutolermais

Superar a teoria da psicogênese da língua escrita não é desrespeito. É compromisso com a ciência, com a ética e com a alfabetização de qualidade.

A teoria psicogenética, proposta por Emilia Ferreiro, teve seu valor histórico e trouxe importantes reflexões sobre o processo de aprendizagem da escrita. Ela nos ajudou a olhar para a criança como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento.

Mas a ciência avança — e a ciência da leitura nos mostrou que essa teoria não explica com precisão como a leitura se desenvolve no cérebro, além de apresentar lacunas quando analisada à luz de evidências empíricas mais recentes.

Hoje, alfabetizar com base em ciência é reconhecer que há abordagens mais eficazes para ensinar as crianças a ler e escrever. Superar uma teoria não é negar seu valor histórico, mas seguir em frente com base em dados, ética profissional e compromisso com o direito de todas as crianças à alfabetização plena.

É hora de deixarmos de lado as crenças e abraçarmos o conhecimento sólido. Por nossas crianças. Pela educação que queremos construir.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress