Muitas vezes chegamos preparados para atender, com todo o planejamento impecável, e, na hora do atendimento, nada parece dar certo.
A primeira atitude é se desesperar e acreditar que aquela é uma sessão perdida. Mas deixa eu te falar uma coisa: “Ser profissional também é ser humano.” É também dar atenção, amor, carinho, abraço e orientações que, em alguns momentos, estão fora da base científica, mas estão nos valores de cada um de nós.
O paciente chega até você com um diagnóstico, mas ele não é aquele diagnóstico, ele é uma pessoa que às vezes quer conversar, chorar, receber um abraço, um conselho…
Entregar isso também é ser um profissional de excelência.
Comece a entender que algumas questões pessoais e até mesmo íntimas do seu paciente às vezes precisam da sua interferência e isso te faz um profissional fora da caixa.
Nada que é padrão cabe no autismo. Hoje posso dizer que nada que é padrão cabe no atendimento de excelência.
Sempre, sempre e sempre, pense além, enxergue além, escute mais do que é falado.
Seu paciente precisa de um profissional ótimo e que também seja humano.