Compartilhe

Vitória em Porto Alegre

Compartilhe

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, no dia 14 de fevereiro, projeto de lei substitutivo que cria o Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. O texto é de autoria da vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PRD). Foi aprovada também a emenda 01.

O cadastro será constituído a partir de informações apresentadas por hospitais, clínicas e unidades de saúde, das redes pública e privada, em que as pessoas com TEA recebam atendimento. Também poderão ser obtidas informações junto a outras instituições que prestem atendimento ao público com TEA.

O objetivo da proposta é unificar as informações quantitativas, identificando as pessoas com TEA, para fins de políticas públicas e disponibilização de atendimento na rede pública de saúde e de educação do município.

“Até o momento, não temos instrumentos que realizem o levantamento das pessoas com TEA em Porto Alegre, o que facilitaria a construção de políticas públicas direcionadas, uma vez que existem graus diferentes de autismo”, afirma a vereadora, destacando que “nem todos os autistas apresentam as mesmas necessidades”.

“Dados estatísticos são necessários para que possamos construir, articular e desenvolver estratégias que atendam às necessidades desse público específico, principalmente nas áreas da saúde, da educação e da assistência social, considerando que esse público é composto por todas as faixas etárias”, complementa Tanise Sabino.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre (https://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/aprovado-cadastro-unico-para-pessoas-com-autismo-em-porto-alegre)

Veja também...

Na última quinta feira, dia 16 de maio, foi o Dia Nacional de Acessibilidade! @alinecastromg é uma referência nessa luta (não deveríamos …

Ter conhecimento básico sobre ABA é fundamental para todos os profissionais que atendem pacientes autistas.Para nós da área motora essa ciência é …

Os passeios até o Pratagy Acqua Park, em Ipioca, Alagoas, continuam proporcionando diversão para mais de mil crianças autistas que estudam em …

plugins premium WordPress