20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou a rotina de três mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Rio Branco e mostra a realidade das acreanas que passaram a dedicar todos os dias de suas vidas ao cuidado dos filhos.

Das três mães atípicas, apenas uma é casada. O cotidiano das mães que criam os filhos sozinhas chega a ser ainda mais árduo.

Lenny Braga tem quatro filhos. Destes, três foram diagnosticados com TEA. Rafaela, de 15 anos, nível 2 de suporte. Bryan Lorenzo, também nível 2 de suporte, além de autismo, tem epilepsia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). E Hugo Katriel, de 11 anos, nível 1 de suporte e TDAH.

O dia de Lenny começa muito cedo e termina tarde, chegando a dedicar 16 horas do dia aos quatro filhos.

A cada três meses, Aglecia Barbosa sai do Envira (AM) para seguir o tratamento de Davi Lucas na capital acreana. Aqui, eles ficam em Casa de Apoio.

“Eu nunca tinha ouvido falar em TEA antes dele. Comecei a perceber o comportamento dele. Larguei o trabalho para me dedicar ao meu filho”, conta Barbosa.

Numa escola do bairro Cerâmica, dos mais de 200 alunos, 16 possuem diagnóstico de TEA e estudam com apoio de mediador. É lá que estuda Artur Lorenzo, de 6 anos, filho de Dani di Melo.

Sem vida social

“Ele não é chamado para aniversários, Natal, não tem final de semana com os primos. Nas férias, os netos vão para casa da avó e isso não existe com o Artur”, relata Dani.

Artur também tem TDAH, imperatividade e deficiência intelectual. A mãe explica como é vista por outras pessoas de fora do convívio. “Dizem que tenho a vida boa, que não preciso trabalhar. Mas como eu queria trabalhar, deixar meu filho tranquilamente na escola e ter uma vida social. Às vezes eu deixo até de sair de casa, ir numa pracinha porque sei que é mais pesado”.

Fonte: AC 24 horas (https://ac24horas.com/2024/05/05/maes-de-autistas-a-rotina-de-acreanas-que-dedicam-a-vida-aos-filhos/)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress