Compartilhe

Contra o preconceito, informação

Compartilhe

Hoje o meu objetivo é abordar sobre o preconceito que ainda existe na sociedade, o preconceito da inclusão, da aceitação de crianças e pessoas autistas e com outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Vocês podem se perguntar como isso pode ocorrer visto que tanto se fala sobre Inclusão? No entanto, é possível perceber também tantos noticiários de atrocidades, relatando maus tratos com crianças autistas, e por quê? Falta de informação? Falta de conhecimento? Discriminação?

Penso que é de tudo um pouco. Quando o profissional é capacitado e tem conhecimento e informação não há justificativa para emitir tais atrocidades. Porém, há também profissionais que se dizem ter qualificação e mesmo assim praticam atos desumanos. Nesse caso, acredito que estejam trabalhando por motivos errôneos que não sejam plausíveis de transformar vidas e contribuir com o desenvolvimento e que possuem preconceito com relação às pessoas autistas.

Com isso, trago a reflexão sobre  autismo e preconceito. Enquanto houver preconceito haverá maus tratos. O Filósofo Voltáire afirma que “Preconceito é opinião sem conhecimento”. Então, indago a vocês: o que fazer para que essa falta de conhecimento e que o preconceito deixem de existir ou pelo menos possa diminuir?  A reposta parece ser tão óbvia, mas não suficiente. Como levar mais informação? Com certeza, essa plataforma aqui, a Coletivamente, é uma das maneiras de isso acontecer. Então, como podemos agir de modo mais efetivo? Essa é a minha reflexão de hoje para construirmos um olhar efetivo a respeito da inclusão.

Veja também...

A arte, em sua essência vibrante e transformadora, espelha a própria natureza humana. Flexível, mutável e repleta de surpresas, ela reflete a …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

A Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo, deferiu liminares para que a Amil não cancele contratos de plano de …

plugins premium WordPress