20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Cuidado com os manipuladores

Compartilhe

A maioria das pessoas autistas (e também superdotadas) tem um código de ética inquestionável. Não há nada que as faça ceder à justiça, coerência e ética – salvo exceções.

👉🏼Quando um amigo bate no peito para falar de moral e ética, valores e normas, e são pegos na mentira, ou falsidade de suas ações, quebra-se um vínculo que não tem mais conserto.

👉🏼Seja por rigidez cognitiva ou pela crise emocional que tal atitude lhe traz, a pessoa autista com alto senso de honestidade fica arrasada, sem entender a cara de pau do amigo que lhe diz uma coisa e faz outra.

👉🏼A falta de coerência é um enorme gatilho para pessoas que vivem tentando encontrar lógica no caos.

👉🏼Curioso é observar que na vida do jovem adulto autista ele se recusa a desconfiar do amigo. Vai buscar a lógica, perguntar o que aconteceu. A necessidade de compreender a decepção é proporcional ao desespero de descobrir que seu amigo mente – apesar de anos de fingimento.

👉🏼Porém, após atingir sua maturidade emocional (que pode chegar bem depois do comum em pessoas sem autismo), a única atitude que lhes permite ter paz é assumir que não dá para entender nem confiar em alguém que na verdade nunca o admirou, mas usou enquanto preciso. E farão de novo.

👉🏼Uma vez descoberta a atitude indigna de uma amizade, saia de perto. Em silêncio. Tem pessoas que não merecem explicação de manipuladores natos. São pessoas que adoram estar perto dos autistas, não pelo coração inclusivo, mas pela vantagem momentânea que eles lhes podem trazer.

P.S. – Alguns autistas podem ser manipuladores. A base não é a condição, mas traços de sua personalidade. Bom tema para outro post!

Veja também...

O crescimento do número de adultos neurodivergentes no ensino superior tem evidenciado um desafio ainda pouco enfrentado por faculdades e cursos técnicos: …

A maioria das pessoas autistas (e também superdotadas) tem um código de ética inquestionável. Não há nada que as faça ceder à …

DIGA NÃO AO BULLYING! Ensine o seu filho a acolher e respeitar. Vamos ouvir o recado das crianças!!!!Diga não ao bullying — …

plugins premium WordPress