20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Em busca de identidade

Compartilhe

“Toda vez que eu acho que é minha vez de falar, outra pessoa muda de assunto.“

“Eu nunca sei quando é minha vez de falar, então acabo ficando calado.”

“O pessoal ri de mim, mas eu nunca entendo o porquê”.

Frases que meu filho já usou na adolescência. Poderia tê-lo destruído, mas além do coaching nas habilidades sociais me empenhei para levantar sua autoestima porque 1) o autismo não ia embora; 2) o mundo não era preparado para a diferença; 3) eu não achava justo que ele vivesse com Masking.

Não é fácil ser um adolescente autista. Se é bom aluno, todos esperam que saiba se comportar como os outros e entender tudo, sem explicação ou adaptação. Às vezes, até na própria família existem cobranças de um comportamento que o jovem autista não consegue ter se não houver um acompanhamento terapêutico que funcione como elo nessa compreensão das regras sociais (não escritas) dos neurotípicos, como a expressão facial/corporal, o modo de falar, andar, a linguagem, o contato visual, a distância física entre pessoas (ao falar, não chegar perto demais do outro, invadindo seu espaço físico), etc. Muitas vezes é nessa época que o jovem autista se dá conta de que é diferente.

Não superestime

Não superestime o autista nível 1 (menos necessidade de suporte). Apesar do nível médio/alto de inteligência, esse jovem pode estar travando batalhas internas, que não são ditas. A *psicoeducação é fundamental.

O adolescente autista precisa encontrar sua identidade e ficar de bem com ela, mesmo que não seja parecida com a da maioria dos seus pares. Viver fazendo Masking custa muita qualidade de vida.

*psicoeducação no TEA – abordagem terapêutica que traz conhecimento para a pessoa autista, familiares e cuidadores, sobre o transtorno e como se manifesta no paciente.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress