Até quando vamos enxergar o desenvolvimento infantil de forma dividida? Cada coisa em sua caixinha?
Todos os nossos aspectos (sensorial, cognitivo, afetivo, motor) são indissociáveis e interdependentes entre si!
Quer entender como isso funciona na prática? Então pensa comigo!
O que leva um atleta profissional que repete milhões de vezes o mesmo movimento nos treinos, errar em uma competição importante? São as emoções daquele momento que interferem em sua ação e fazem com que a execução não seja tão precisa!
Na real, resumidamente, o processo que ocorre a todo momento em nossas vidas é:
1 – Recebemos diversos estímulos sensoriais pelas vias aferentes;
2 – Esses estímulos são interpretados e processados;
3 – Ocorre a ideação e planejamento da ação que será tomada a partir do processamento dos estímulos sensoriais (cognição);
4 – As emoções vão estar o tempo todo influenciando nesse processo, podendo inclusive provocar alterações
na percepção, na ideação e no planejamento da ação;
5 – Ocorre a execução (resposta motora) que pode ser eficiente ou não para aquela situação.
Agora como dividir esse processo e estimular apenas um aspecto? Você acha que isso é possível?
E eu te respondo que não é possível! Quando estimulamos, estimulamos a criança por inteiro e não só suas partes, pois é impossível dividi-las!
Pense nisso na próxima vez que for avaliar ou estimular uma criança!
Somos seres integrais e indivisíveis!