Compartilhe

Está na cara que é amor

Compartilhe

A cidade de São Paulo foi palco, recentemente, do lançamento de um livro para lá de interessante. “Autism Without Mask – Autismo sem máscaras” é uma obra composta de retratos de mães de autistas que tiveram seus rostos pintados pelos seus filhos. Editado pela Literare Books, o livro tem a curadoria de Grazi Gadia e do fotógrafo Márcio Amaral. Suzana Gullo Mion, mulher do apresentador Marcos Mion, ambos pais de um menino autista, é a embaixadora do projeto.

No dia do lançamento do livro, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, na capital paulista, Grazi Gadia não escondia a alegria de poder concluir um projeto que teve início ainda em 2021, com a realização de oficinas no Brasil e nos Estados Unidos. Nelas, mães tiveram seus rostos coloridos por seus filhos autistas. Grazi lembrou que um dos objetivos da mostra era retratar o contato visual de mãe e filho por meio da arte. Mas a expectativa foi superada, e muito, segundo ela.

A inspiração para o trabalho veio do projeto social Eyecontact, desenvolvido por Grazi Gadia e seu marido, o médico Carlos Gadia. A missão do livro, de acordo com os autores, é destacar o papel exercido pelas mães na cobrança de melhorias das políticas públicas envolvendo o autismo.

“Esse livro é resultado da realização de um super sonho idealizado pela Grazi Gadia e pelo Márcio Amaral. Sou embaixadora desse projeto com muito orgulho”, contou Suzana Gullo nas redes sociais. “Por meio do livro, tentamos mostrar o autismo de uma forma lúdica, alegre e divertida”.

Carlos Gadia reforça a importância da figura materna na trajetória de um paciente dentro do espectro autista. Ele diz que por vezes elas ficam nas sombras, e que por isso ele resolveu lançar luz sobre a atuação das mães neste processo. Para ele, não são apenas as famílias que saem ganhando com o vigor do trabalho delas, mas toda a comunidade do autismo no Brasil.

“O autista é capaz, e a gente pode modificar este mundo. A gente pode estar preparado para receber o autista no mercado de trabalho, nas escolas”, disse Nina Fontenele, uma das participantes convidadas do livro “Autism Without Mask – Autismo sem máscaras”.

Veja também...

Na última quinta feira, dia 16 de maio, foi o Dia Nacional de Acessibilidade! @alinecastromg é uma referência nessa luta (não deveríamos …

Ter conhecimento básico sobre ABA é fundamental para todos os profissionais que atendem pacientes autistas.Para nós da área motora essa ciência é …

Os passeios até o Pratagy Acqua Park, em Ipioca, Alagoas, continuam proporcionando diversão para mais de mil crianças autistas que estudam em …

plugins premium WordPress