20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Inclusão nos aeroportos

Compartilhe

Um projeto de autoria dos deputados Bruno Ganem (Podemos-SP) e Felipe Becari (União Brasil-SP) propõe tornar obrigatória a previsão de espaços ou salas multissensoriais para acolher passageiros com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos novos contratos de concessão de aeroportos. Leia a íntegra (PDF – 354 KB). O texto descreve esses locais como espaços ou salas “calmos, com parede ondulada, sistema de iluminação que muda de cor e outros acessórios e equipamentos capazes de criar um ambiente aconchegante e acolhedor”….

Segundo os autores, esses espaços são necessários para famílias que enfrentam constrangimento pela falta de preparo de funcionários das companhias aéreas e de solo que saibam lidar com a situação envolvendo passageiros autistas ou com fobias severas. Eles citam como exemplo uma iniciativa da concessionária Zurich Airport Brasil, que administra os aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES).

Eles citam como exemplo uma iniciativa da concessionária Zurich Airport Brasil, que administra os aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Esses terminais já contam com salas do tipo, onde uma iluminação suave e estímulos variados em um ambiente silencioso proporcionam maior conforto a esses passageiros e outras pessoas com alguma sensibilidade ao fluxo movimentado dos aeroportos.

A proposta é analisada em caráter conclusivo, ou seja, sem a necessidade de votação no plenário, a menos que haja divergência entre as decisões das comissões ou um recurso seja apresentado por pelo menos 52 deputados para que seja analisado em plenário. Depois da CVT, ela ainda precisa passar pela CFT (Comissão de Finanças e Tributação) e pela CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania).

FONTE: https://www.poder360.com.br/brasil/projeto-obriga-sala-multissensorial-para-autistas-em-novos-aeroportos/

Veja também...

A noticia contida neste vídeo estampa o quanto o despreparo é gritante e perigoso. Os profissionais responsáveis pela educação infantil e de …

Lutar pelos nossos direitos é essencial para garantir dignidade e justiça em uma sociedade onde muitas vezes somos marginalizados e vistos como …

Pode parecer meio óbvio o que vou escrever aqui, mas é a mais pura verdade: a vida só muda quando a gente …

plugins premium WordPress