20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O método SEL Kernels (do inglês Social-Emotional Learning), que usa brincadeiras como forma de aprendizado, pode ser usado como ferramenta para desenvolver e impulsionar as habilidades sociais e emocionais de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TFAH), segundo estudo brasileiro.

A pesquisa, liderada pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDor), mostrou que o método desenvolvido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, reduz a hiperatividade, a ansiedade social e os problemas de conflitos entre alunos brasileiros.

O método SEL Kernels é composto por atividades ou estratégias específicas para trabalhar as funções cognitivas, emocionais, interpessoais, de caráter e a mentalidade da criança com TDAH. Exercícios para observar e declarar elogios entre os colegas são exemplos da prática.

A pesquisa, que teve participação de acadêmicos de Harvard, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi feita durante um ano letivo em escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os pesquisadores realizaram algumas adaptações de cultura e linguagem do SEL Kernels para as 205 crianças participantes. A equipe de pesquisa também acompanhou 109 crianças como grupo de controle pelo mesmo período — o grupo seguiu a grade pedagógica padrão.

Melhorias significativas

Os resultados, publicados no periódico Early Education and Development em junho deste ano, mostraram que as crianças que seguiram o programa americano tiveram melhorias significativas em diferentes áreas, como problemas de conduta (50% menos incidência de casos), hiperatividade (60% de redução) e problemas de relacionamento com colegas (55% menos registros).

Ela acrescenta que, além de permitir que as crianças se relacionem de forma mais saudável e construtiva com seus colegas, a abordagem estimula o desenvolvimento socioemocional e, claro, o aprendizado.

O estudo enfatiza a importância das habilidades sócioemocionais como facilitadora para a criança aprender a lidar com frustrações e situações de relações profissionais e pessoais. Além disso, os pesquisadores ressaltam o papel determinante de pais e professores para que o método tenha efeito.

FONTE: https://www.metropoles.com/saude/metodo-sel-kernels-harvard-reduz-tdah

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress