A atriz Sheridan Smith falou sobre como um diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) a ajudou a “dar sentido a muitas coisas” em sua vida.
A vencedora do prêmio Olivier, que estrelará o musical Noite de Abertura no Teatro Gielgud no próximo mês, disse à Vogue “Nunca sei o que dizer e penso demais”, acrescentando que ela se viu constantemente “analisando demais” pequenas coisas, como o “grupo de mães no WhatsApp” da escola do filho.
Ela disse: “[Chamo-me] Shadow Sheridan porque tudo o que faço é me espreitar”.
O TDAH inclui sintomas como inquietação, dificuldade de concentração e ação por impulso. Os sintomas tendem a ser notados em idade precoce, embora às vezes possam ser diagnosticados em adultos.
Smith, 42 anos, disse que seu diagnóstico a ajudou a entender o “ruído de fundo do seu cérebro”.
O papel de destaque da atriz e personalidade da TV foi como a namorada de Antony, Emma, em The Royle Family. Mais tarde, ela se juntou ao elenco principal da comédia de sucesso Two Pints of Lager and a Packet of Crisps, e estrelou produções teatrais de Legally Blonde, Little Shop of Horrors e Funny Girl.
Em seu documentário de 2020, Becoming Mum , ela falou sobre seus problemas de saúde mental e as preocupações de que eles ressurgiriam após o nascimento de seu filho, Billy.
Em seguida, Smith assumirá o papel de Myrtle em Opening Night , que é baseado no filme de 1977 de mesmo nome. Segue-se “os preparativos de uma companhia de teatro para encenar uma nova peça na Broadway”, segundo a sinopse. “Mas o drama surge nos bastidores quando a protagonista é abalada pela tragédia, e sua turbulência pessoal força todos a apresentarem as performances de suas vidas.”
TDAH no Reino Unido
Estima-se que 2,6 milhões de pessoas no Reino Unido tenham TDAH e, nos últimos anos, um número crescente de figuras públicas têm revelado a sua experiência com a doença. Eles incluem o reality show Sam Thompson, que falou sobre ter sido diagnosticado com TDAH aos 30 anos durante sua aparição na última temporada de I’m a Celebrity… Get Me Out of Here.
“É estranho que ninguém tenha notado isso de antemão na escola, porque se você olhar todos os meus boletins, todos são iguais. Diz: ‘Um cara bastante simpático, mas sem foco.’ É como olhar na sua cara”, disse Thompson.
“Se eu soubesse quando criança, pouca coisa teria mudado, mas a forma como você se sente sobre si mesmo provavelmente muda. Lembro-me de chorar em meus livros porque pensei, não consigo entender as palavras que estão passando pela minha cabeça.”
Fonte: The Guardian (https://www.theguardian.com/culture/2024/feb/15/sheridan-smith-says-adhd-diagnosis-helped-her-make-sense-of-a-lot-of-things)