O psiquiatra Paulo Liberalesso escreveu na sua rede social sobre o que ele avalia ser um livro bastante importante para mãs de crianças com algum tipo de deficiência, incluindo aí autismo e TDAH. Veja a publicação dele abaixo:
“A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown, nos fala sobre a importância da vulnerabilidade e como ela está intrinsicamente ligada à coragem, autenticidade e conexão entre pessoas.
(Nota: esse livro deveria ser lido por TODAS as mães de crianças com deficiência… é libertador!)
Um dos pontos mais marcantes do livro é que a autora destaca que a busca pela PERFEIÇÃO é um obstáculo para a felicidade. Ou seja: a imperfeição deve ser entendida como parte natural da condição humana.
Este livro se encaixa perfeitamente no nosso contexto atual, onde a cultura das redes sociais e a pressão para apresentar uma vida “PERFEITA” estão em alta.
Muitas pessoa sentem-se afetadas pela comparação constante com os outros, o que pode levar a problemas de autoestima e saúde mental.
Em muitos momentos do livro a autora mostra que a vulnerabilidade não é, necessariamente, uma fraqueza, mas sim uma mola propulsora que pode gerar força e resiliência.
Aliás, o livro aborda demais a resiliência como base para criar conexão entre pessoas e, sobretudo, para a autoaceitação.
Esse livro vale demais a pena ser lido. Aliás, vale a pena ler mais de uma vez.