20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

O papel da psicomotricidade

Compartilhe

Você sabia que o papel do psicomotricista não é ensinar novas habilidades motoras?

Agora eu confundi sua cabeça, não foi?

Mas é isso mesmo! O foco do psicomotricista não é na aquisição de novas habilidades motoras! Na verdade, o psicomotricista deve estar atento às RELAÇÕES que estão acontecendo ali naquele momento!

Como aquele indivíduo está se relacionando com o seu próprio corpo? Como ele se relaciona com o espaço e os objetos à sua volta? Como ele se relaciona com o outro? É esse o verdadeiro papel do psicomotricista: auxiliar e estimular essas relações a fim de enriquecê-las através do movimento!

Nesse cenário, na medida em que essas relações vão se consolidando e se complexificando, as novas habilidades vão aparecendo de maneira natural, a partir do interesse do indivíduo, que nada mais é o que busca a psicomotricidade: o movimento ESPONTÂNEO E VOLUNTÁRIO!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress