20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Paraense ganha prêmio

Compartilhe

O paraense Lucas Moura Quaresma, conhecido pela trajetória na produção de histórias em quadrinhos (HQ’s) com foco em inclusão e diversidade, venceu em 2° lugar e foi destaque na região Norte em premiação nacional de valorização cultural.

O artista se tornou uma referência na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e foi reconhecido pelo edital Sérgio Mamberti, na categoria “Diversidade”, como agente de cultura viva – pessoa com deficiência.

Com as HQ’s, Lucas aborda cultura, design e literatura para promover a inclusão e a compreensão das diferenças, principalmente relacionadas às pessoas neurodivergentes.

A premiação reconheceu o impacto positivo das ações em escolas e eventos, onde utiliza HQ’s para criar um ambiente lúdico e inclusivo.

Nas redes sociais, o prêmio gerou uma onda de apoio e Lucas recebeu muitas mensagens de parabéns e expressou a esperança de que a visibilidade incentive ainda mais a divulgação e o apoio ao trabalho que vem realizando.

Como tudo começou…

Em 2016, Lucas finalizou o ensino médio e passou no vestibular, se formando no curso de design de produtos. Na mesma época, o paraense publicou a primeira história em quadrinho (HQ), onde ele era o personagem principal da narrativa.

No início, os modelos sempre eram voltados aos medos e vivências como uma criança com autismo, mas depois passou a tratar também de assuntos cotidianos dos paraenses e com personagens variados.

Além da criação dos desenhos e produção dos textos, o artista produz conteúdos para plataformas de vídeos na internet e, também, participa de feirinhas, exposições e congressos, onde divulga o trabalho, levando inspiração a outras crianças e pessoas que também vivem com autismo.

O edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura e contemplou um total de 1.117 projetos em todo o país, com um investimento de R$ 32,5 milhões.

Na categoria de Diversidade, Lucas alcançou o 2º lugar na Região Norte, uma conquista significativa que também destacou outro paraense de Santarém, em primeiro lugar.

Comemoração

Para celebrar o prêmio e continuar a missão de conscientizar sobre inclusão, Lucas está preparando o lançamento do livro ilustrado “Alegria! Luna e Lucas”, sobre empatia e acessibilidade.

O lançamento está marcado ocorrer no Ponto do Autor, durante a Feira do Livro, em Belém.

Lucas está desenvolvendo diversos novos projetos, incluindo “As mangas e o carimbó”, “Medo de Falar” para a coleção “Medo de Quê?”, e as HQ’s “Democracia” e “Derrotar o Monstro do Lixo” para a coleção “De que o mundo precisa?”.

Conheça o trabalho do artista nas redes sociais – @hqsdolucas
Veja mais detalhes da carreira pelo site – www.hqsdolucas.com
Assista também os conteúdos produzidos para o Youtube

FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2024/08/10/paraense-com-autismo-vence-premiacao-de-valorizacao-cultural-com-hqs-que-falam-sobre-vivencias-e-regionalidade.ghtml

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress